quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Homologia. A marca do Arquiteto

O conceito biológico de homologia apresentado em qualquer livro de “ciências” traz o hermético pensamento de Darwin que define como homólogos os órgãos ou estruturas dos seres vivos que possuem mesma origem embrionária. Deparando-me com a simplicidade e beleza de tal enunciado não me espanto com o sucesso de seu livro, é muito fácil tornar teorias em verdades absolutas quando se mistura meia ciência e um apurado léxico gramatical, isso encanta.

O pensamento de Darwin, quase exclusiva base do evolucionismo, diz que todos os seres vivos atuais representam o ultimo nível de um processo evolutivo que se iniciou a aproximadamente 4,6 bilhões de anos, de lá pra cá o primitivo ser unicelular procarionte (sem envoltório nuclear) e heterótrofo (aquele que não é capaz de produzir seu próprio alimento) sofreu inúmeras mutações em seu primitivo genoma (código genético) tornando-se mais e mais complexo, enfim houve a evolução dos répteis para os mamíferos e dos mamíferos evoluiu o Homem. Acredite, Darwin pensou em tudo isso em um período de aproximadamente 5 anos que esteve a bordo de Beagle (“cão amigo”) seu navio e publicou seu famoso livro em 1859. Em se tratando de homologia, o “anatomista” e criacionista inglês Richard Owen, em 1843, ou seja, antes de Darwin, defini-a como a representação do plano divino do Criador, disse que a única explicação plausível para similaridade entre estruturas homólogas era de um plano criativo e inteligente. Darwin não era anatomista e analisou friamente as estruturas. (Ver imagem)

Talvez o mais famoso arquiteto brasileiro da atualidade seja o centenário Oscar Niemeyer, em sua vida de trabalhos e projetos deixou sua marca muito clara em suas obras, é impossível deparar com uma construção de Niemeyer e não reconhecer seu projetista, suas formas e características são marcantes e idéias estruturais se repetem com freqüência, mesmo assim cada obra é uma obra diferente e especial em particular para o arquiteto. Até hoje não vi ninguém duvidar que foi Oscar Niemeyer quem fez o “MAC de Niterói” ou o “Palácio da Alvorada”

Existe um ditado popular que diz que “time que está ganhando, não se mexe”, pensando em um Criador onipotente, detalhista e minucioso, essa máxima é muito válida, Deus não precisava criar inúmeras estruturas e inúmeros projetos sendo que com a mesma “idéia” poderia fazer uma gama de combinações e adequações, como por exemplo a pata de um cavalo e a mão humana, são homólogos, mas seria impossível não saber diferenciar um do outro. O fato realmente científico, ou seja, que pode ser testado e repetido as observações do fenômeno é que o desenvolvimento da vida é tão complexo e insuperável que seria impossível o acaso ter feito tudo simplesmente “acasando”. A homologia é um dos mais belos selos “Made by God”. [RAB] / [Web fotos]


Estruturas homólogas

Palácio da Alvorada
MAC de Niterói


0 comentários:

Postar um comentário