sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Países arrecadam 500 vezes mais do que gastam com fumo, diz OMS


Os governos do mundo todo arrecadam em média 500 vezes mais com os impostos sobre o cigarro do que gastam com ações antitabagistas, afirma um relatório sobre a epidemia global do tabaco divulgado nesta quinta-feira pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O levantamento, realizado em 179 países, indica que a receita com os impostos sobre o fumo chega a ser 4 mil vezes maior do que os gastos com o controle do consumo nos países de renda média e 9 mil vezes maior nas nações de baixa renda.
A proporção é menor nos países mais ricos, onde os impostos sobre o cigarro totalizam uma quantia 340 vezes maior do que os gastos em ações contra o fumo.
Segundo a OMS, a principal medida para reduzir o consumo de tabaco seria aumentar os impostos sobre o produto.
"Aumentar o preço do tabaco ao elevar os impostos é o modo mais eficaz de diminuir o consumo e incentivar as pessoas a deixar de fumar", diz o documento.
O relatório ressalta que um aumento de 70% no preço do tabaco poderia prevenir até 25% das mortes relacionadas ao fumo.
O relatório aponta também uma mudança no padrão da epidemia do tabaco.
Segundo a OMS, a epidemia vai atingir mais os países em desenvolvimento, e as estimativas apontam que, de um total de 175 milhões de mortes relacionadas ao fumo previstas até 2030, 80% devem atingir pessoas em países em desenvolvimento.
De acordo com a OMS, as empresas tabagistas têm como principal alvo os jovens destes países. [BBCBrasil.com][BBCfoto]

Comentario: "Mais um motivo pra se investir em educação, ou em cemitérios, enquanto jovens despolitizados batem palma com a orelha, os governos decidem qual das dual opções é melhor..."

0 comentários:

Postar um comentário