terça-feira, 10 de junho de 2008

Interior da Terra é mais complexo do que se imaginava

Redação do Site Inovação Tecnológica 09/06/2008



Dois geólogos da Universidade do Arizona, Estados Unidos, criaram um novo modelo do interior da Terra, reunindo pela primeira vez uma série de hipóteses e informações recolhidas por experiências ao longo dos últimos anos, mas que até agora eram desconexas e até contraditórias.
"Mas nós descobrimos que há um quadro único que é compatível com todas essas diferentes descobertas," diz Edward Garnero, que desenvolveu o novo modelo juntamente com seu colega Allen McNamara.


O resultado é um novo corpo teórico consistente e que explica o movimento do manto - a porção do interior da Terra entre a crosta e o núcleo - de forma consistente com as mais recentes medições sismológicas. Segundo os pesquisadores, há pelo menos 20 versões diferentes de explicações sobre o manto sendo ensinadas nas escolas hoje.


Manto heterogêneo
O novo modelo descreve essa porção do interior da Terra como quimicamente complexo, em clara oposição ao paradigma tradicional de um manto homogêneo, tanto química, quanto fisicamente.
O modelo tradicional descreve o interior da Terra na forma de esferas concêntricas simples, representando o núcleo, o manto e a crosta. Mas o interior da Terra não é assim tão simples, dizem os cientistas.
O interior da Terra está longe de ser um depósito empoeirado onde está registrada a história geológica do nosso planeta. Ao contrário, ele está em constante movimento e sofrendo alterações o tempo todo.


O movimento das placas tectônicas, por exemplo - que explica desde a separação dos continentes, até os terremotos - tem explicações totalmente diferentes se o manto é isoquímico ou heterogêneo, formado por diferentes tipos de substâncias. Garnero e McNamara propõem justamente este último caso, que o interior da Terra é formado por inúmeros elementos químicos diferentes. [IT]

Comentário: "Hoje, proponho a você algo diferente, ao invés de contemplar essa ou aquela teoria, quero que você pense no quanto a "ciência" é segura! Exatamente isso. Veja bem, você passa aproximadamente 12 anos estudando o que se chama de "ensino médio", na escola, claro, e provavelmente você pagou por isso, se não pagou, acredite, alguem pagou. Então lá está você, sentado numa "carteira" com a mente faminta por conhecimento, como disse Paulo Freire, "Ninguem sabe tudo, ninguem ignora tudo, por isso aprendemos sempre", e dessa forma vão se construindo verdades inquestionáveis... vão sendo criados paradigmas, até mesmo o de que temos "mente aberta" ou "mente fechada", vai-se fazendo crer o quão sábia e inquestionável é a ciência! Na maioria das vezes crescemos crendo em Marx, Taine, Darwin e muitos outros célebres influentes, criamos então aquele espírito crítico que de crítico não tem nem uma posição formada, tudo pra "tirar nota" na redação que o professor "mandou" fazer. Cresce a sociedade ""pensante""!. O fato é que a nossa segura e estável "ciência" muda tão rápido quanto nossos conceitos não estão prontos para perceber, e assim, continua-se a cair em repetidos erros e inconsistencias científicas. Seguro é o que é confiável e confiável é o que é estável, a bíblia ganha crédito a cada nova descoberta arqueológica e científica, e o melhor é que até hoje suas palavras são imutáveis, portanto, confiáveis. (Se voce sentir vontade de aprender mais sobre a Bíblia, inspirada pelo Criador, clique no link: http://www.curso-biblico.blogspot.com/)

1 comentários:

Camila disse...

Adorei seu comentário Renan, realmente dá para refletir um bocado sobre isso que vc abordou, nós nos achamos críticos coisa e tal mas na verdade só adotamos uma postura que já está aí pronta, e que se repete há anos e tudo realmente para atingirmos os objeivos de notas , concursos vestibulares e tdo mais... sem nos darmos conta de quanto a ciência está em constante mudanças até contraditórias e as palavras da bíblia permanecem imutáveis né... gostei muuuuito!! sem muito o que acrescentar, mais para registrar que seus comentários realmente despertam reflexões Renan!!

Postar um comentário