domingo, 16 de março de 2008

Cosmólogo recebe prêmio defendendo existência de Deus



Um cosmólogo polonês que sustenta a possibilidade de comprovar matematicamente a existência de Deus é o vencedor do mais polpudo prêmio acadêmico do mundo.

O professor Michael Heller, 72, de formação religiosa, com estudos em filosofia e doutorado em cosmologia, receberá em maio, em Londres, o prêmio Templeton, outorgado pela fundação homônima de estudos religiosos sediada em Nova York. O valor da premiação é de 820 mil libras esterlinas (cerca de R$ 2,87 milhões).

Os trabalhos mais recentes de Heller abordam a questão da origem do universo debruçando-se sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geometria não-comutativa.

"Vários processos no universo podem ser caracterizados como uma sucessão de estados, de maneira que o estado anterior é a causa do estado que o sucede", explicou o próprio Heller em um comunicado divulgado por ocasião do anúncio do prêmio.

"Ao questionar (a causalidade primeira) não estamos apenas falando de uma causa como qualquer outra. Estamos nos perguntando sobre a raiz de todas as possíveis causas", disse.

Ele rejeitou a idéia de que religião e ciência são contraditórias. "A ciência nos dá o Conhecimento, e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente".

"Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus."

Para os jurados, Heller mereceu o prêmio por desenvolver "conceitos precisos e notavelmente originais sobre a origem e as causas do universo, muitas vezes sob intensa repressão governamental". [BBCtext] [RABmontagemeFoto]

Comentário: " Interessante saber que existem pessoas com nível acadêmico superior ao "pré-colegial"(Doutorado em Cosmologia, importante dizer que "cosmólogo" não é o cara que faz oróscopo), que acreditam em um Ser superior como PRINCÍPIO de tudo, geralmente, segundo a mídia, essas pessoas são "autoproclamadas"... O fato é que autoproclamado ou não, o Heller receberá 2,87 milhões de reais. Não acho que os evolucionistas estão com medo, só tem medo quem consegue avaliar uma situação de "maneira objetiva" (científica), e para Darwin (passado) e Dalkins (presente), a objetividade é muito complicada, mas não suficientemente perdida quando se pode contar histórias..."

1 comentários:

Marcos Sabino disse...

Ei amigo, muito legal seu site...

sou um irmão de Portugal, parabéns!

Fique sabendo que vou linkar seu blogue no meu! Um Abraço ;)

Postar um comentário